(Abertura rimada do programa Ciência na Favela, da Rádio Educativa Favela FM, veiculado em 2004)

Quantas vezes por dia, tente você contar. O que chama sua atenção, o que faz você perguntar. Seria o leite fervendo?Por que teima em derramar? Enquanto a água pura borbulha, só fazendo espirrar! Por que tem mancha de roupa,que para sair é só lavar? Enquanto outras encardem, não há como se livrar? Vá contando uma por uma, não esqueça de anotar! Aproveite e conte também, quantas dessas perguntas, são perguntas soltas no ar. Perguntas procurando respostas, Respostas, onde encontrar??? Mas mesmo que sejam muitas, perguntas a se acumular, não desanime, menino! Você vai para o futuro, com essa coisa de perguntar! Sintonize aqui na Favela, quem sabe, podemos ajudar!


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Tarefa EAD sobre argumentação



A tarefa de vocês e ver o vídeo e a partir da conversa em aula sobre Argumentação avaliar se o discurso corresponde a uma argumentação. Comentem no blog até o dia da nossa próxima aula presencial. no dia 6 de fevereiro. Voltem ao blog depois de comentarem, dependendo do andar da carruagem, nova postagem-tarefa pode ser preparada. Bom trabalho!

28 comentários:

  1. Bom... quando se pensa em argumentar logo queremos convencer alguém sobre alguma coisa. A partir daí tentamos buscar explicações que sustentem nossa versão sobre o assunto e tentamos ser o mais convincente possível, tentado fazer com que nosso discurso e ponto de vista seja "respeitado" e muitas vezes seja a palavra final. No filme, a mãe de Ana, tenta justamente argumentar sobre como sua outra filha necessita de cuidados. Cuidados esses que dependem da ajuda da irmã (Ana). A mãe então utiliza argumentos para sustentar sua tese. Em contrapartida o advogado de Ana também utiliza-se de argumentos para contestar sobre tudo o que a menina vinha sofrendo, sendo assim aponta fatos que comprovem e sustentem sua versão. Enfim, a argumentação ocorre de ambos os lados, uma vez que são utilizados fatos para dar sustentação às suas acusações e defenderem seu ponto de vista.
    Rejane Leal

    ResponderExcluir
  2. A argumentação depende do ato de convencer o outro de que suas ideias são as corretas, utilizando-se fatos que provam e alicercearão as afirmativas de quem tenta convencer. No caso do filme, tanto a mãe quanto o advogado utilizam desse recurso, porem a argumentação depende do "contra ataque" dos argumentos utilizados pelo outro, algo que não se nota na conversa de ambos, uma vez que a mãe não se dispõem e muita das vezes e contradizer o que o advogado esta falando. Sendo assim acho que há uma argumentação em pouquíssimos momentos do filme, parte dele é feito de apenas acusações onde não a uma chance de defesa de um dos lados.

    ResponderExcluir
  3. Argumentar é fazer outra pessoa acreditar em suas ideias, tendo como finalidade a persuasão. Quando uma pessoa argumenta ela junta fatos, opiniões, conhecimentos a fim de embasar determinada ideia convencendo quem quer que seja. Ao argumentar vc tem que deixar a outra pessoa sem resposta de volta, sem saída, convencer ela de que aquilo que vc fala é o correto, esperando não haver uma contra argumentação. No filme, as argumentações ocorrem na audiência judicial, os advogados fazem perguntas em defesas ou acusações a fim de convencer e fazer acreditar em seus pensamentos. Acredito que questões éticas levaram em conta a facilidade do advogado em argumentar, pois ele coloca dores e sentimentos que a filha sentiu ao ajudar sua irmã.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade que o Pedro e a Rejane falassem mais sobre o que enxergaram no filme, pois parece que não estão totalmente de acordo..Ou estão?

    ResponderExcluir
  5. no trecho do filme a argumentação sim! o advogado argumenta tentando convencer os jurados que a menina esta sendo prejudicada pelo tratamento da irma e que em horas nenhuma foi perguntado a ela se ela esta de acordo com os procedimento. e a mãe argumenta que não perguntaram se ela estava de acordo mas foi dito que era para ajudar a irma. então em minha percepção ouve argumento sim, mais da parte do advogado!

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo que argumentar é uma forma de defesa de uma opinião e através de justificativas é possível ou não convencer alguém. No filme em um primeiro momento enquanto a criança está pensando, é mostrado uma primeira argumentação onde tentam convence-la a doar seu rim, porém no final desse "pensamento" fica claro pela fala da menina que os argumentos deles não foram suficientes, pois ela fala que eles estavam confusos e não conseguiam dizer nenhum benefício a ela. Posteriormente outra argumentação inicia entre a mãe e o advogado, ambos querendo defender a sua opinião, porém os argumentos do advogado são mais convincentes que os argumentos da mãe.

    ResponderExcluir
  7. A argumentação é um recurso que tem como intenção convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento modificado. A argumentação quando utilizada por meio do raciocínio lógico, no caso do filme, cria relações de causa e efeito. É um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão é necessária, e não um produto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada. O filme questiona os direitos das crianças, onde a personagem relata não querer mais submeter o seu corpo às vontades de seus pais. Na cena em especifico, o advogado argumenta o tempo todo, e a mãe procura se defender com justificativas as suas ações. Essas relações de causa e efeito giram em torno de Anna – sempre sendo considerados todos os procedimentos invasivos realizados para ajudar a irmã.

    ResponderExcluir
  8. No meu ponto de vista, o discurso nas cenas ou não é argumentação nenhuma, ou é apenas uma fraca argumentação. Digo isso, porque apesar do fato de que há um questionamento intenso por parte do advogado, este questionamento não diz respeito, de certa forma, à mãe de Ana, e não tenta "convencê-la" de nada. Se há algo ou alguém que deve ser "convencido" através dos fatos, trata-se da corte. Me parece uma argumentação deslocada, em que a mãe das garotas não passa de uma informante. Mais que isso, porém, a mãe de Ana assume uma atitude completamente passiva diante das acusações veladas do advogado. Nesse ponto, eu entro em total concordância com o que disse o Pedro H.: não houve "contra-ataque", e tampouco tentativa da mãe em apresentar a legitimidade das suas ações regressas. Salvo algumas (poucas) exceções, ela apenas respondeu às perguntas.

    ResponderExcluir
  9. Temos aqui a meu ver duas formas distintas de argumentação:

    1-Direta:
    _ O advogado dentro da ficção defende seu ponto de vista.
    Utilizando a convicção, um ponto de vista, desenvolvido e explicado de forma a persuadir o ouvinte/espectador. Com um raciocínio coerente e convincente, baseado na sua verdade, tentando influenciar o outro, levando-o a agir/pensar em conformidade com o seu raciocínio.

    2, Indireta:
    O filme, por sua estrutura representando dois lados da moeda discursa para que o publico utilizando do argumento defenda o seu próprio ponto de vista, despertando a nossa opinião, instigando a proposta de uma solução para um problema ou crie teorias de convencimento a respeito da discussão

    Concluindo, argumentar bem é um acto de inteligência que, para ser eficaz, tem as suas regras. No inicio da cena a fragilidade da situação toma o partido automático da criança doente e da mulher, mas a argumentação do senhor Baldwin leva a duvida no momento final. Isto é claramente o resultado argumentativo : a duvida sobre suas convicções contestadas pelo outro. Aquela pulga atrás da orelha.

    Por Cléa Rocha Ferreira

    ResponderExcluir
  10. De, Marcelo Warys Júlio de Oliveira.

    Ao meu ver parece sim uma argumentação. Argumentos são raciocínio de onde se tira uma conclusão, assim o que Anna tenta buscar no trecho do filme é uma conclusão sobre continuar doando ou não, porém ela não estava convencida pelos médicos, que estavam tão confusos quanto ela sobre esse fato, sendo que os argumentos não foram o suficiente para convence-la. Já no caso do advogado que estava fazendo vários questionamentos para a mãe de Anna, pois ele estava tentando induzir a mãe a dizer que não houve concepção da filha nas doações. As argumentações do advogado foram tão convincentes que fizeram com que a juíza lhe pedisse que ele continuasse com sua argumentação em forma de questionamentos.

    ResponderExcluir
  11. Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa, nesta cena nota se que que há a argumentação de ambas as partes a de Ana e a da sua mãe. A primeira demonstra argumentos para não ajudar mais a sua irmã e em contra partida existe a argumentação da mãe para que Ana não pare de ajudar sua irmã, pois ela pra viver depende de Ana.

    ResponderExcluir
  12. Argumentar ao meu ver, é defender um ideal e/ou opnião, através de ações ou fatos que detenham convicção .Na minha opnião é complicado a cena, são argumentos usados para defender duas vidas em jogo, uma que argumenta ser incapaz de passar por mais uma cirurgia, e a outra dizendo que tal cirurgia é necessária para salvar a vida da irmã, fora o fato da advogada, ser a mãe de ambas as garotas ... Há então a argumentação de ambas as partes defendendo os seus ideais, porem, acredito que devido ao contexto, a argumentação da mãe de ana se enfraquece quando a mesma é posicionada diante dos reais fatos: Colocar a segunda filha exposta ao risco de um transplante, e o transplante não ser certo o suficiente para prorrogar a vida da outra irmã, os argumentos dela se enfraquecem diante das incertezas da causa ... Diante disso, ela, passa a questionar o poder da sua própria argumentação, e isso transparece, quando o advogado de defesa usa sua argumentação através de questionamentos, e a mesma perde a convicção em suas respostas.

    ResponderExcluir
  13. Argumentar é expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma a persuadir o próximo. Para isso é necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convincente, baseado na verdade, e que influencie o outro, levando-o a agir/pensar em conformidade com os nossos ideais. Porém ninguém argumenta sozinha é necessário ter alguém com um contra-argumento para que seja possível uma conclusão coerente no final. No filme fica evidente que não existe um contra argumento relativamente bom, a mãe das personagens não tenta de maneira nenhuma justificar suas ações ela apenas responde as várias perguntas do advogado, como o Igor e o Pedro Henrique já abordaram. Na minha opinião isso acontece porque neste momento a mãe esta dividida em salvar uma filha e em contra partida prejudicar a outra, o que acaba gerando um conflito interno na personagem (mãe) ocasionando a falta de argumentação para suas ações.

    ResponderExcluir
  14. Argumentar é defender um ponto de vista, utilizando artifícios na fala ou escrita que comprovem esse ideal. Na cena há argumentação na fala do advogado, que faz uso desse ato para mostrar à mãe que ela agiu erroneamente, por outro lado, a mãe também utiliza esse recurso para justificar seus atos. Portanto há argumentação tanto por parte da mãe e principalmente por parte do advogado.

    ResponderExcluir
  15. Para mim, argumentação pode ser considerada uma espécie de negociação, seu objetivo é convencer uma pessoa, fazê-la comprar sua ideia, aceitá-la. No caso o advogado tenta convencer as pessoas presentes de que suas ideias são as corretas e não a da mãe das garotas.

    ResponderExcluir
  16. É uma argumentação, pois ele expressa uma convicção e uma explicação concreta para tentar convencer a outra pessoa sobre o ponto de vista correto. Em uma determinada cena, o advogado argumenta o tempo todo, e a mãe procura se defender com justificativas o seu ponto de vista e ações. Porém todas as decisões e consequências giram em torno de Anna – sempre sendo considerados todos os procedimentos invasivos realizados para ajudar a irmã.

    ResponderExcluir
  17. Vou no oposto da maré, não creio de modo algum que a argumentação necessariamente deva levar ao convencimento, apresentarei meus motivos:1- argumentação depende de ambas as partes estarem dispostas a serem convencidas. 2- O convencer demanda que alguma das partes seja submissa de algum modo. Nesses dois aspectos pode ser observada a questão da argumentação mas não como a maioria a cima disse, eu vejo de um modo diferente, o convencimento depende da humildade das partes! Para se convencer você dispõe de arsenais pscicologicos, culturais e até mesmo de técnicas especificas. Acho mais efetivo apresentar o lado do erro da argumentação dos outros para que nesse instante ela se sinta insegura e se apegue a sua argumentação, esse aspecto é discutido no filme "Obrigado por fumar", concordo plenamente com a narrativa do filme.

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião houve uma argumentação maior por parte do advogado, pois ele aponta argumentos que mostram o sofrimento da garota. Já em relação a mãe, não houve uma argumentação propriamente dita, mas sim uma justificativa, ou seja, uma explicação para o fato da filha estar ajudando a irmã contra a doença.
    Letícia Costa.

    ResponderExcluir
  19. Partindo do principio que estão em uma audiência e que o propósito ali é defender cada um seu ponto de vista, é sim uma argumentação, pois parte do principio de mostrar e fazer entender o que se acredita, o que acontece tanto da menina e seu advogado que a defende, quanto com a mãe que defende sua outra filha.
    O que ocorre no filme é uma clara ideia de que o advogado representando a 'vitima' argumenta a fim de convencer que uma menina que desde pequena vem sendo colocada a procedimentos dolorosos para auxiliar no tratamento da irmã, nunca foi indagada sobre suas vontades. Por isso o intuito de se 'convencer' é válido, pois a menina não conseguia só dialogar sobre sua vontade, e sim tinha que convencer que sua vontade tinha que ser válida acima do que lhe era imposto.

    ResponderExcluir
  20. No trecho deste filme acredito que seja argumentação sim , tanto da parte do advogado e da mãe das duas meninas.O advogado utiliza da argumentação para tentar ganhar a causa que Anna não esta tendo vida , vive em função da irma doente,e mãe utiliza de todas as formas para convencer o advogado que Anna tem que ajudar a salvar a vida da irma.

    ResponderExcluir
  21. O vídeo apresenta os argumentos utilizados pelo advogado de defesa de Ana e que foram em minha opinião bastante forte conforme seu poder de convencimento, pois procurou distinguir os fatos apresentando suas ideias de forma concisa não distorcendo ou menosprezando o relato da mãe de Ana. Mas, emitindo suas opiniões, defendendo sua posição e sensibilizando todos os presentes sobre as imposições e escolhas da mãe em relação a vida de Ana, e finalizou de forma clara emitindo suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  22. É interessante pensar como a argumentação é capaz de gerar perguntas que necessitam ser respondidas, o exemplo do filme mostra que tanto a mãe que amava sua filha, e, por isso necessitava da ajuda de sua outra filha; como o advogado que preocupava em defender o bem estar de Ana tinham argumentos (uma afirmação anexada a uma justificativa) fortes, porém sobre dois pontos de vistas. O amor da mãe pela filha e a compaixão do advogado para a irmão doadora. O interessante de se pensar é que em ambos os casos as afirmativas e explicações geraram um debate, debate este que ao ser pensado e analisado pode se chegar em explicações. A escola então como vimos na aula deveria ser um local de discussões, cada um tentando defender suas teses, produzindo assim cada vez mais conhecimento.

    Tiago Souza Gonçalves

    ResponderExcluir
  23. Acredito que há argumentação sim durante todo o vídeo, independente da força de cada argumento e do tempo com que eles vão se fortalecendo ou não. O advogado argumenta os pontos em que ele acredita e a mãe argumenta tentando defender seu ponto de vista, ao afirmar que a menina teve essas atitudes para ajudar a irmã, ou seja, também é um argumento. Durante um momento, os argumentos do advogado são mais fortes e a mãe da menina não mais "contra-ataca" estes argumentos, como o Pedro e o Igor já comentaram. Mas diferente deles, acredito sim que ela tentou argumentar inicialmente, porém no desenrolar ela foi perdendo seus argumentos.

    ResponderExcluir
  24. Na minha opinião, avaliando o vídeo percebi que não há argumentação, algumas falas me fez ficar em dúvidas, mas numa análise geral, fica assim firmado que houve uma conversa, uma discussão, mas em nenhum momento teve argumentos da parte da mãe e sim confirmações dos fatos. O advogado questiona a situação, e a mãe apenas confirma.

    ResponderExcluir
  25. Assisti ao filme todo para que tal cena tivesse contexto, para que pudesse opinar sobre. Penso que houve sim argumentação, uma vez que o advogado expôs (mesmo que de forma sensacionalista) os procedimentos que Ana foi submetida e se a permissão para tal processo havia sido pedida. Já que Ana seria incapaz de se posicionar, a mãe como sua tutora e responsável fez a escolha por ela. Daí surge então o embasamento da mãe frente às indagações do advogado, defendendo sua atitude onde a escolha feita teria consequências positivas e negativas e que ela esta ciente de todas, mesmo que isso responder às perguntas não favoreça seu lado.

    ResponderExcluir